sábado, 10 de maio de 2008

IMPRESSÕES DIGITAIS nº 1

JORNAL LITERÁRIO: ISSO EXISTE ?


Existe sim! É o Rascunho, jornal mensal editado em Curitiba. São 4 cadernos com cerca de 16 páginas discutindo e publicando literatura do Brasil e do mundo. Polêmica à vontade, sempre o depoimento de um escritor sobre seu trabalho e sua trajetória , um visual bem transado e muita prosa, poesia e ensaio, com 8 anos de existência e resistência. Entre a turma que costuma estar todo mês lá, Flávio Carneiro, José Castello, Milton Hatoum e Nelson de Oliveira. Quem quiser pode ler, quem quiser pode mandar colaboração. Eles aceitam e publicam, dentro dos critérios editoriais.
Pra conhecer mais (e vale e pena!): http://rascunho.rpc.com.br/

UM BAMBA

Os amigos e parceiros na mesa do bar, como Paulo Cesar Pinheiro, sempre se lembram do Bolacha. O samba agora pode se lembrar um pouco mais dele: Mauro Duarte. Graças ao cd duplo “O samba Informal de Mauro Duarte”, gravado por Cristina Buarque e o grupo Samba de Fato, a obra desse mestre pode ser mais recordada e divulgada. Mauro Duarte morreu aos 59 anos, em 1989, deixando parcerias com Elton Medeiros, Noca da Portela, Mauricio Tapajós, Dona Yvonne Lara, entre outros. É um dos bambas. É só conferir.

PERDER TEMPO É DINHEIRO!

Numa época de holdings editoriais e super-hiper-mega-stores de literatura, sempre é bom lembrar o prazer de entrar num sebo e perder uma manhã lá dentro à procura de um livro que nem sabemos qual é. E talvez nem encontremos.
Pra quem vive no Rio, o Guia Comentado dos Sebos da Cidade do Rio de Janeiro, de Antonio Carlos Secchin, é um prato cheio e ainda tem edições atualizadas de tempos em tempos. Para as outras cidades vale a pena alguém se aventurar num mapeamento semelhante.
Livro não tem que ser novo e pode ser um presente baratíssimo, dado a qualquer hora e dia, sem necessidade de data importante. Não acham?

ABRAM AS GAVETAS


Alguns concursos acontecem neste mês de maio. Pra quem tem texto na gaveta, a hora é essa!
Prêmios Literários Cidade de Manaus – nas categorias romance, novela, conto, poesia, crônica ensaio, entre outros gêneros. Inscrições até 31 de maio. Para mais informações: Conselho Municipal de Cultura, Rua Jutaí, 37, Quadra 35, Vieiralves, Manaus. CEP 69.053-020 e telefone: (92) 3584-3912.
Prêmio Off Flip De Literatura 2008 – nas categorias poesia e conto. Inscrições até 21 de maio e contato em: offflip@paraty.com .
Prêmio SESC de Literatura 2008 – nas categorias conto e romance. Para informações, edital e inscrições vá ao site http://www.sesc.com.br/ e procure na página de abertura “Prêmio SESC de Literatura 2008”.
O Estadão e a Bossa Nova – o jornal Estado de São Paulo lança concurso de contos com o tema “Não Quero Mais Esse Negócio de Você Longe de Mim”. Inscrições até 31 de maio e maiores informações em www.estadao.com.br/arteelazer .

FLA X FLUS DA LITERATURA

O Burak, o Manticora, a Youwarkee, o Kraken.
Quem serão esses? Você descobrirá nas páginas de “O Livro dos Seres Imaginários”, de Jorge Luis Borges e Marguerita Guerrero. Juntos eles coletaram 116 monstros ou seres imaginários, como diz o título, pesquisando mitologias, religiões e obras literárias e criando uma fauna literalmente fantástica (segundo Houaiss, “aquilo que só existe na imaginação, na fantasia”). É uma pequena enciclopédia da quimera humana, escrita por quem gostava tanto de enciclopédias. Um clássico, um Fla x Flu da literatura.

DICA ON LINE

Cronópios. Os seres inventados por Cortazar vieram batizar este site de literatura que vale a pena conhecer e receber via e mail. Cronópios publica literatura e ensaios, discute cultura e arte e conta com uma equipe de articulistas grande e de qualidade, com gente como Braulio Tavares, Ítalo Moriconi, Marcelino Freire, Sergio Sant’Anna, Glauco Mattoso, Sebastião Nunes e mais uma dezena de craques. O site ainda tem a revista de poesia MnemoZine, a sessão infantil Cronopinhos, a Tv Cronópios, os pockets e-books e mais e mais e mais... Só indo lá pra conhecer e virar freguês. Ou até colaborador: http://www.cronopios.com.br/ .
As IMPRESSÕES DIGITAIS são uma criação de Cesar Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário