domingo, 17 de agosto de 2008

EPIGRAMAS

Um

Mulheres se lançam usando
seu não, não que, enfim, se degrada
num sim, sim, porém, dito quando
ninguém lhes pergunta mais nada.


Dois

Uma mulher se deita qualquer dia
Com quem nem bêbedo a desposaria
E, então, desposa sóbria algum coitado
Com quem nunca teria se deitado.

(Nelson Ascher, Parte Alguma)


*

Um

Estendida sobre o leito, Dória, a de róseas nádegas,
me fez imortal na sua carne em flor.
Tendo-me preso entre as pernas magníficas, completou
com firmeza o longo percurso de Chipre,
A olhar-me com olhos langorosos: eles tremiam
e cintilavam como folhas ao vento,
até que, vertida a branca seiva de nós dois, os membros
de Dóris por sua vez enlanguesceram.

(Dioscúrides)


Dois

Com a bela Hermione folgava eu certa vez; trazia
ela, ó Páfia, um cinto de variadas flores
onde estava escrito em letras de ouro: “Ama-me toda, mas
não te atormentes se a outro eu pertencer”.

(Asclepíades)

Os dois primeiros poemas são retirados do livro de Nelson Ascher, Parte Alguma; os dois últimos do livro Poemas da Antologia Grega ou Palatina, traduzidos por José Paulo Paes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário