terça-feira, 17 de março de 2009

Diário de um ano ruim

Lembro-me que, em 1990, publiquei uma coletânea de ensaios sobre a censura. Não causou grande impressão. Um comentarista qualificou-a de irrelevante para a nova era que apenas começãva, e era inaugurada pela queda do Muro de Berlim e pela fragmentação da União Soviética. Com a democracia liberal global ali virando a esquenia, disse ele, o Estado não terá razão para interferir em nossa liberdade de escrever e falar o que quisermos; e, de qualquer forma, a nova mídia eletrônica impossibilitará o monitoiramento e o controle das comunicações.
Bem o que vemos hoje, em 2005? não só a reemeergência das antiquadas restrições do tipo mais raso à liberdade de expressão - vejam-se as legislações dos Estados Unidos, do Reino Unido e agora da Austrália - mas também o monitoramento (por agências escusas) da comunicação telefônica e eletrônica do mundo inteiro. É o déjà vu todo de novo.
Não deve haver mais segredos, dizem os novos teóricos da monitoramento, querendo dizer algo bastante interessante: que a era em que os segredos contavam, em que segredos podiam exercer seu poder sobre a vida do povo (pense no papel dos segredos em Dickens, em Henry JAmes) se acabou; nada que valha a pena saber pode escapar de ser revelado em questão de segundos e sem grande esforço; a vida privada é, sob todos os aspectos e para todos os fins, uma coisa do passado.
(J.M. COETEZEE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário