sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Dr. Orlando

Mudou uma turquinha nova
Lá pros lados da estação
Eu fui na loja da turca
Comprar panos de algodão

Ai ai ai ai

Eu fui na loja da turca
Comprar pano de algodão
Olhei na cara da turca
Esqueci da obrigação

Ai ai ai ai

Filha do Dr. Orlando
Chegou na porta e falou
Quem matar essa turquinha
Um conto de réis eu dou

Ai ai ai ai

Filha do Dr. Augusto
Chegou na porta e falava
Que matar essa turquinha
Muitos olhos sossegava

Ai ai ai ai

( Recolhido por Oneyda Alvarenga)
O texto acima é a letra de uma moda, ou modinha (gênero musical praticado no sudeste Rio, Minas Gerais e São Paulo). Foi recolhida por Oneyda Alvarengae gravada por Renato Teixeira, para a belíssima produção de Marcos Pereira, trabalho único de documentação das raízes da música brasileira. A letra acima demonstra a especial economia com que o poeta popular trabalhava, insinuando mais do que dizendo, como a poesia deveria ser. Compositor renomado brasileiro que disso sabia e praticava em suas composições foi Dorival Caymmi. Resolver os versos em poucas linhas, com o pouco dito que diz muito é arte para poucos.
(oswaldo martins)

Um comentário: