terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Memórias esotéricas 5


Egon Schiele. Seu erotismo era apenas um sinônimo para ver o mundo com alegria. Na minha fase da mais aguda magreza, gostava de me sentar com o Pretinho no colo. Demoradamente minhas mãos ao longo de seu dorso faziam com que ele e eu ficássemos arrepiados. Meus olhos sempre manchados de tinta escura, o peito desnudo. Era capaz de ficar assim dias inteiros, buscando a pose adequada, sentindo a cauda entre as pernas, quente, quente.

O chapéu do início do século, que conseguira num brechó, deixava-me com ares de pequena puta – eu, moça de 25 anos, sabedora ainda dos poucos mistérios da vida. Com o Pretinho aprendi certas safadezas, principalmente nas artes a que ainda não tivera acesso e que me faria um ser completo, como usar os seios, quando o desejo de me despir se fazia necessário e urgente.

Usei muito os seios e as mãos em mim, nas mulheres e homens com que trepei. Para se aprender uma arte é importante praticá-la. Se não me engano foi o nosso poeta João Cabral quem disse sobre outro pintor –

Miró sentia a mão direita
demasiado sábia
e que de saber tanto
já não podia inventar nada.

Quis então que desaprendesse
o muito que aprendera,
a fim de reencontrar
a linha ainda fresca da esquerda.

Pois que ela não pôde, ele pôs-se
a desenhar com esta
até que, se operando,
no braço direito ele a enxerta.

A esquerda (se não se é canhoto)
é mão sem habilidade:
reaprende a cada linha,
cada instante, a recomeçar-se.

A experiência de Miró e as poses de Egon me fizeram aprender a usar o corpo para o prazer. Era ainda jovem, e o caminho que escolhera para vida me permitia algumas ousadias a que se chega apenas pelo entendimento sobre as artes. Tudo para que os bobocas e as bobocas ficassem de quatro por mim, sem saberem que o guizo lhes punha eu.


(Jurema Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário