sábado, 20 de abril de 2013

Caros Amigos


          Todos vocês receberam a mensagem final para o passeio de barco atribuída ao nosso "Grande Timoneiro Ubiratan Braga". Outras mensagens, dirigidas a um grupo menor, fazem referência a mim como Comodoro, Comandante, etc. Eu entendo isso como uma brincadeira ( para não usar um termo chulo mais apropriado) comigo. Mas nada posso fazer, reagir a essas adjetivações seria pior. Contudo, tal posicionamento, atribuindo a mim um papel de comando em relação ao passeio de barco, não corresponde aos fatos e em especial não faz justiça ao grupo entitulado " Comitê de Organização do Passeio de Barco", constuituído pelos casais a seguir, em ordem alfabética das cônjuges: Cibele/Cesar ; Cláudia/Ubiratan ;Juliana/Nilson; Lucia/Ricardo; Luiza/Acácio; e Rose/Horácio.

        Para chegarmos aqui foi um árduo caminhar. Nossa primeira reunião a respeito foi em 02/02/2013, em minha casa, quando decidimos colocar em prática o antigo sonho do passeio de barco, optamos por  um percurso dentro da Baía de Guanabara e outros pormenores. Para disfarçar o real motivo do encontro - o passeio - dissemos que seria uma degustação de rum, bebida que tem tudo a ver com o mar. Nosso segundo encontro foi às portas do Bar Urca, em frente ao mar, para manter viva a chama do passeio, em que pesem as condições adversas de uma reunião ao relento. Houve ainda uma terceira reunião, na verdade uma inspeção ao barco, finda à qual, sempre atentos  a tudo que se relacionasse ao passeio, fomos comer uma moqueca na Taberna da Glória, em frente à Marina.  É verdade que nem todos puderam ir a todas as reuniões. Afinal as pessoas tem que comprar parafusos, consertar ar condicionado e computador e nada melhor do que fazer isso aos sábados, dia das reuniões e da criação, segundo Vinicius.  Mas o quorum foi sempre suficiente a decisões por ampla maioria. Além desse trabalho coletivo teve ainda a competente divulgação a cargo do casal Rose/Horácio, na redação e encaminhamento de e-mail.

        Por tudo isso, pelo trabalho em equipe realizado, é que rejeito as adjetivações acima, pois esse passeio não tem um comandante em terra. Certamente terá no barco, personificado no responsável pela escuna, e tem acima de tudo  antigas e grandes amizades, não só das pessoas do Comitê mas de inúmeros outros amigos que estarão presentes, consolidadas em eventos periódicos como esse, agora abrilhantados pelo nossos convidados.

       Dessa forma, achei importante esse registro.


          Ubiratan Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário