quinta-feira, 1 de agosto de 2013

namorada anarquista 8

com um charuto entre dedos
taça de vinho noutra mão
com blusa a dizer-se sem sutiã
a trajar uma de minhas cuecas
com perna levantada sobre braço da poltrona
empina o nariz ao me ver entrar
na sala de leitura

estive a folhear estes livros
com belas fotos de prédios antigos
então é isto o tal patrimônio histórico?

lembra-te
tu mesmo disseste
quando estivemos em Espanha
que jamais teríamos entrado
naquele palácio enquanto casa do rei
poderias quando muito ter sido
ajudante de cantaria
e eu enfermeira de tuas chagas

estás a ficar dramática
sentimental
e isto não é do teu feitio
não percebes a equivalência que há
entre ti e o peão que reconstruiu
o Maracanã?
assim como o peão que remodelou esse patrimônio
não pode voltar lá
pra ver o seu fla flu
tu também não poderias ter voltado a casa do rei
terias sido naquele tempo
um pedreiro a fazer a casa do rei
hoje és um intelectual a guardar a casa dele
este não é o teu o meu o nosso patrimônio
não percebes que o patrimônio
que tanto queres preservar
é em memória de um rei que nos arrancava impostos?

a minha amada libertária
estava um tanto panfletária
mas tinha lá alguma bastante razão.



elesbão ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário