sexta-feira, 4 de outubro de 2013

cantigas para ninar raparigas românticas tanto quanto eu

1

uma bola estava na relva
à espera de um chute

ao ver a bola na relva
o príncipe chutou a bola

a bola  escolheu o regaço duma lavadeira
no riacho da aldeia

no final da tarde foi o pai da rapariga
levar ao rei a bola do príncipe

como ousas disse o rei
vir me dizer  que o meu filho chuta mal

deixa estar meu pai
sinto nesta bola
o cheiro das minhas camisas.

elesbão ribeiro
04e30/09/13

2

o  rei ao ver o filho
com bastos pentelhos
deu-lhe um cavalo
e mandou-o  passear pelas aldeias

a nobreza anda podre
nossas princesas  não prestam

o filho do rei deixou-se levar pelo cavalo
e o cavalo levou o filho do rei

o filho do rei viu uma rapariga
a dar comida aos porcos

o cavalo não andava para frente
nem para os lados

foi o filho do rei
a puxar o cavalo com a aldeã montada

dou-te uma casa
em troca do cavalo disse o rei

vai para aquela casa além
do monte

tinha muita pena a aldeã
ao ver o príncipe no cimo do monte
com olhos presos no castelo
que o rei pai lhe negara.

elesbão ibeiro
13/09/13

3

deixou-se ajoelhado
um príncipe diante da Santa Cruz
foi uma negra enxugar-lhe
o suor as lágrimas e o sangue
de Jesus 

elesbão ribeiro
14/09/13

4
o rei mandou vir
de todos os lugares da Europa
princesas
para casarem com o  filho
um príncipe até então apático ao aroma feminino
de todas o príncipe declinou

havia no reino uma bruxa
que tendo certa vez enfeitiçado o rei
engravidou do rei
desfeito o feitiço o rei não quis saber da filha

a bruxa aproveitou-se da situação
e transformou a filha enjeitada numa bela princesa
e transformou-se numa bela rainha

enquanto sua filha inclinava-se
sobre o corpo do príncipe
a bruxa rainha amputava os colhões do rei
modo pelo qual se desfazia o incesto.


elesbão ribeiro
23/09/13

5

de tanto ouvir histórias
que lhe contava a mãe
andava a pobre menina pobre
para desespero do pai
pobre sapateiro da aldeia
a caçar sapos pelos charcos

não percas tempo menina
o sapo que procuras é príncipe
no palácio real
disse-lhe a bruxa

se queres tanto beijar o príncipe
faço-te uma bela princesa
assim se fez

foi a pobre menina rica princesa
beijar o príncipe
o rico príncipe voltou a sapo

então não sabias que sou má
disse a bruxa à pobre menina rica.

elesbão ribeiro
24/09/13


6

andava triste o rei
não casava a  filha
não somava ao reino

lembrou-se  de uma bruxa
com quem certa vez se fartara

estava a princesa a procura do sono
salta-lhe sobre o corpo
do parapeito da janela
um sapo
lambe  lambe  meu príncipe
lambe-me toda
lambe também esta dobra do seio

no dia seguinte encontrou o rei
uma princesa morta sobre o corpo
de sua filha princesa
também  morta

juntei a nossa filha à tua filha
não fosse  bruxa

olha vão as duas pela janela
pombas a voar.

23e30/09/13

7

o príncipe bebia muito
muito vinho bebia o príncipe.
depois de muito bebinho
atirava pedrinhas nos telhados
das casas da aldeia

estava o príncipe a atirar pedras
quando ouviu voz suave a lhe perguntar
por que atiraras pedras
nobre e belo príncipe

porque estou bêbado
e por que estás bêbado
nobre e belo príncipe

o vinho dá-me prazer
e não comes?
não
nunca como
não quero ficar um velho gordo
igual  meu pai
assim como o vinho nobre e belo príncipe
a comida também dá prazer

vai amanhã a minha casa
preparo-te uma sopa de rãs e couves
leva vinho se quiseres, mas não é preciso
o príncipe muito se fartou

na manhã do outro dia  o rei ao ver
pernas e braços explodidos  de seu filho
na sacada de seus aposentos
clamou
ó bruxa filha da puta
nunca vais me deixar em paz?

elesbão ribeiro
30/09/13


8

andava o rei triste
era um grande rei
juntara aldeias
e fundou uma nação

todos gostavam do rei
era um rei justo
fundara uma nação
mas o rei andava triste
por que
perguntou a rainha
falta-me um filho bastardo

e por que queres um filho bastardo
não te bastam os filhos que temos
tens razão senhora
perdoa-me esta cisma

ainda assim andava o rei triste
mandou a rainha trazer ao rei
uma rapariga da aldeia
mandou a bruxa uma de suas filhas
ter com o rei

vai-te embora disse-lhe depois
a rainha
todos os dias receberás
o teu sustento

nasceu uma menina
a quem a bruxa deu uma cara de príncipe

não queres conhecer a tua filha
perguntou a rainha ao
rei agora satisfeito

não não quero
filhos bastardos
devem andar escondidos.


elesbão ribeiro
30/09/13


Nenhum comentário:

Postar um comentário