segunda-feira, 9 de março de 2015

Pilulinha 42

O romance de Herta Müller, editado pela Cia. das Letras, em 2013, apresenta um ambiente tenso e inconcluso. As frases curtas, o espaço sufocante da inação aos poucos se descortina para o leitor que deixa de ler as ilações cabíveis e se deixa encontrar na pura construção da linguagem.

A falta de opções, a corrupção, os favores inconfessáveis se entrelaçam na pequena aldeia romena, que tem como única possibilidade atentar para a finalidade em si mesma fechada e sem sonhos. Comer ou não comer, preparar as pequenas rações devidas de forma indevida ao outro, trepar ou não trepar, prostituir-se ou não se prostituir fazem parte de um espaço cujo sonho se coloca fora daquele espaço restrito da aldeia.

Refletindo a presença estrangeira e a vida sob a ditatura de Ceausescu, O Homem é um Grande Faisão no Mundo é um romance cuja principal virtude está em não nomear em momento algum as raízes de onde provém a ficção, mas em nomear as ações que se escondem sob a capa da impossibilidade gerada por aquilo que não se nomeia, tornando-a mais presente e insuportável.

A escrita literária, e Herta Müller a compreende com maestria, é tanto mais eficaz quanto mais faz o leitor mergulhar num paradoxo cuja temporariedade é intemporal, quase como nas dobras do que as palavras dizem.


(oswaldo martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário