quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

pilulinha 50

O Fogo de Henri Barbusse, editado pela Mundaréu, no Brasil, tem a virtude de pegar o leitor aos poucos. A descrição da guerra, da crueza da guerra, vai aos poucos se desenvolvendo até que da narrativa não se consegue esquecer e exige uma leitura contínua até a última página.

No front da 1ª Grande Guerra, o homem está sozinho, abandonado; contando com o imediatismo da sobrevivência, alguns elos humanos são feitos e destruídos. Os generais, senhores da guerra e das nações, não se mostram em nenhum momento e sua ausência se transforma na grande presença da inutilidade dos eventos, que são a luta, a fome e a miséria de homens que se matam por um naco de terra – que não pertencerá a eles.

Escrito no ano de 1916, O Fogo, além do infausto da guerra, traz duas reflexões ao largo da narrativa. A primeira, sobre os alemães, permite que se perceba a guerra, para acabar com todas as guerras, como um instrumento da opressão que inevitavelmente levaria à 2ª Grande Guerra. A segunda, o processo que reflete sobre a guerra dentro da guerra, quando a Rússia, ao se afastar das lutas externas, se coloca internamente na luta contra os generais e reis que da guerra até então não participavam. Serão derrotados, e Barbusse percebe as possibilidades de um mundo que não evocasse as trincheiras abandonadas pelos donos das nações.

Pouco importa se o prognóstico do autor não corresponda ao que a história nos propôs. A atividade intelectual deve se fazer sempre sobre o risco da reflexão ligada a seu tempo.


(oswaldo martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário